O curso de graduação em Letras da Universidade Franciscana acompanha os movimentos da Instituição e da comunidade santa-mariense, especialmente, na formação de professores que atuam na educação básica e superior.
Destaca-se por formar profissionais que, além de atuarem na área do ensino, dedicam-se à produção literária e participam da gestão de diferentes órgãos ligados à educação e à cultura. Seus egressos caracterizam-se também pela autonomia e empreendedorismo na área de língua estrangeira, mais amplamente, com relação às atividades que envolvem língua inglesa.
Esse profissional atua com a língua portuguesa e inglesa e a literatura portuguesa. Pode atuar na parte de correção de textos, traduções e terá que possuir domínio do uso da língua, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de possuir consciência das variedades linguísticas e culturais.
Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4
Este curso está com inscrições abertas!
Estão abertas as inscrições para o Vestibular Agendado 2021/2 da Universidade Franciscana. São duas formas de ingresso: a) prova de Redação On-line ou b) Nota da Redação, do Exame Nacional, do Ensino Médio – ENEM dos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, de escolha do candidato.
Valor do curso
A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de horas-aula em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de horas, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.
PS: O valor da mensalidade sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!
O valor mínimo de carga horária para realização da matrícula é de 240 horas (cerca de 3 disciplinas) para os cursos de graduação, com exceção do Curso de Medicina, que pede 340 horas-aulas.
Para calcular o valor da sua mensalidade, some a quantidade de horas-aula que você irá se matricular e multiplique pelo valor da hora-aula correspondente ao curso.
Obrigatórias
Fundamentos epistemológicos da aprendizagem; Enfoques teóricos da aprendizagem: comportamentalismo, humanismo e cognitivismo; Enfoques teóricos da aprendizagem: sociointeracionismo e as variáveis que interferem na aprendizagem; Teorias contemporâneas da aprendizagem
Bases sociológicas da educação; Contexto histórico da educação no Brasil; Fundamentos filosóficos da educação; Desafios contemporâneos da educação
Anotações de Aula; Resumo; Resenha; Artigo Científico
Morfossintaxe; Tempos verbais simples; Tempos verbais contínuos; Verbos modais
Concepção de letramento; Letramentos Sociais; Letramento crítico; Letramentos e Gêneros de Texto
Visão geral da linguística; Correntes teóricas; Abordagens linguísticas; Níveis de análise linguística
Conhecendo a ciência; Os métodos de investigação científica no cotidiano profissional; Instrumentalização da pesquisa científica; Produção acadêmica
Fonética articulatória; Fonética acústica; Fonologia; Fonologia na escola
Educação e tecnologia digital ; Tecnologia digital e seus usos no ensino; O AVA no contexto didático; Tecnologias na docência
Tempos Verbais; Tempos Verbais II; Orações Condicionais; Voz Passiva
Conceitos, Funções da literatura e Gêneros Literários; Gênero Dramático; Gênero Lírico; Gênero Narrativo
Estado, Educação e Políticas Educacionais ; Contexto histórico e socioeconômico das políticas educacionais no Brasil; Bases legais e organizacionais da educação brasileira ; Etapas, Níveis e Modalidades da Educação Brasileira
Desenvolvimento humano; - Desenvolvimento humano na infância e na adolescência; Desenvolvimento na vida adulta e na velhice; Neurociência e educação
Ciências da educação e prática pedagógica; Planejamento do processo de ensino e de aprendizagem; Avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Gestão da sala de aula
Metodologias ativas de ensino com tecnologias; Tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem; Ferramentas digitais; Tendências tecno-metodológicas para a educação
Estrutura e formação de palavras; Classes de palavras; Termos da oração; Períodos simples e composto
A noção de gênero de texto; Gêneros do campo artístico-literário; Gêneros do campo jornalístico-midiático; Gêneros do campo da práticas de estudo e pesquisa e de atuação na vida pública
Psicolinguística; Sociolinguística; Teoria da variação linguística; Psicolingu e sociolinguística na escola
Ética e Dimensões do Agir Humano; Ética e vida política; Bioética e biotecnologia; Mercado, trabalho e dignidade humana
Aspectos educacionais, históricos e sócio-antropológicos da surdez; Vocabulário básico da Libras; Estrutura gramatical da Libras; Comunicação em Libras
Conceitos e práticas de educação inclusiva; Políticas de educação inclusiva no Brasil; Estratégias de ensino para a inclusão escolar; Atendimento Educacional Especializado
Construção do Personagem; O mundo ficcional em movimento; Micro e Macroestruturas; Prática de escrita e edição
Pressupostos teórico-práticos da gestão educacional; Proposta político-pedagógica; Gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola; Perfil e atuação dos gestores
Metodologias de ensino de línguas para educação infantil; Aspectos linguísticos; Aspectos linguísticos II; Educação Infantil em documentos
Metodologias no ensino de línguas ; Metodologias no ensino de literaturas; Produção textual e Tópicos gramaticais; Metodologias no ensino de Língua Inglesa
Aspectos nocionais da multimodalidade; Gêneros multimodais nas mídias sociais; Gêneros multimodais na divulgação científica; Gêneros multimodais no jornalismo e na publicidade
Antropologia filosófica e seu objeto de estudo; Antropologia franciscana; Cosmovisão franciscana e cultura da paz; Questões sobre a vida contemporânea
Aspectos históricos da educação especial. ; Educação Especial no contexto da educação inclusiva. ; Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades/superdotação. ; Tecnologia assistiva e aprendizagem na inclusão escolar.
Introdução ao estágio em estudos Linguísticos e Literários; O contexto escolar; O projeto de estágio; Avaliação prática e o relatório de estágio
Metodologias de ensino de línguas para o ensino fundamental; Línguas em uso; Organização do Ensino Fundamental; Análise, produção e aplicação de materiais didáticos
Interdisciplinaridade no processo de construção do conhecimento; Perspectivas interdisciplinares no ensino, na pesquisa e na extensão.; Leitura e escrita como práticas socioculturais.; Práticas de letramento no ensino, na pesquisa e na extensão
Da Semântica à Pragmática; Semântica; Semiótica; Pragmática
Diversidades socioculturais; Direitos Humanos; Cultura afro-brasileira e indígena; Educação ambiental
Introdução ao Estágio Supervisionado em Literatura; Observação e Coparticipação ; Planejamento de aulas de Literatura; Regência de aulas de Literatura, elaboração de relatório e socialização do estágio.
Produção literária no Brasil contemporâneo; Obras e autores da poesia brasileira contemporânea; Obras e autores representativos da prosa brasileira contemporânea ; Literatura infanto-juvenil
A tarefa da revisão; A revisão textual como prática discursiva docente; Prática de revisão; Campos de atuação do revisor
Pesquisa na área de Letras; Pesquisa em Linguística: língua materna; Pesquisa em Linguística: língua estrangeira/adicional; Pesquisa em Literatura
Abordagens e conceitos básicos de aprendizagem de segunda língua; Análise e construção de procedimentos em língua adicional; Aquisição e aprendizagem de língua estrangeira na educação básica brasileira; Prática didática
Introdução ao Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa; Observação e Coparticipação; Planejamento de aulas de Língua Portuguesa; Regência de aulas de Língua Portuguesa, elaboração de relatório e socialização do estágio.
Inglês Antigo; Inglês Médio ; Inglês Moderno; Inglês na Contemporaneidade
Semiótica visual ; Letramento visual ; Categorias de análise do texto não verbal ; Análise de textos não verbais
A organização do Ensino Médio em documentos oficiais; Metodologias de ensino de Língua Inglesa para o Ensino Médio.; Competências linguísticas para o Ensino Médio.; Análise e produção de material didático
Conceitos básicos em análise de discurso; Linguagem, texto e contexto; Linguagem como prática discursiva; Linguagem como prática discursiva
Conceitos de crítica literária; Gênero Lírico ; Gênero Dramático; Gênero Narrativo
Diretrizes para elaboração do projeto de pesquisa; Planejamento do projeto de pesquisa; Elaboração do projeto de pesquisa; Defesa do projeto de pesquisa
Introdução ao Estágio Supervisionado em Língua Inglesa; Observação e Coparticipação; Planejamento de aulas de Língua Inglesa; Regência de aulas de Língua Inglesa, elaboração de relatório e socialização do estágio.
O papel da estatística na área da educação. ; Organização e apresentação dos dados.; Medidas estatísticas. ; Amostragem.
Produção literária contemporânea em Língua Inglesa ; Obras e autores da poesia e da prosa contemporânea em Língua Inglesa; Literaturas Pós-coloniais em Língua Inglesa; Perspectivas teóricas das Literaturas contemporâneas em Língua Inglesa
Ficcionalidade transmidiática; Representação narrativa; Letramento cultural; Entretenimento e educação
Tipos de Tradução; Adequação Sintático-Morfológica; Técnicas de Tradução ; Adaptação e público-alvo
Desenvolvimento do projeto de pesquisa; Redação do trabalho de conclusão de curso; Finalização do trabalho de conclusão de curso ; Defesa oral
Optativas
Código | Disciplina | Ementa | Carga horária | Créditos |
---|
Obrigatórias | 2600h |
---|---|
Optativas | 120h |
ACC | 200h |
Estágio | 280h |
Total | 3200h |
- Professor na Educação Básica;
- tradutor;
- assessor internacional em eventos, cruzeiros, hotéis e restaurantes multinacionais;
- revisão e à produção de textos em empresas, organizações, eventos;
- crítico de cinema;
- elaborador de testes de suficiência;
- produção de materiais didáticos;
- centros de pesquisa e universidades.
- Laboratório de Letras: espaço reservado para aulas com tecnologia interativa. Há uma lousa digital, 5 computadores, mesa de estudo, puffs e datashow. Localizado na sala 208, Prédio I, Conjunto I.
- Biblioteca: localizada no 1º, 2º e 3º andares do prédio 2, conjunto I. Contém todo acervo literário de suporte aos estudantes e professores.
- Laboratórios de Informática: a IES possui 11 laboratórios que podem atender até 380 alunos ao mesmo tempo, localizados em diferentes salas e prédios da instituição. Todo ambiente universitário disponibiliza o acesso à informação em rede, com pontos que facilitam aos professores o acesso à Internet como suporte às atividades docentes e discentes.
- Espaço Coworking institucional, localizado na sala 300, prédio 8, conjunto I (Av. Rio Branco, 639).
- Auditórios, utilizados para reuniões gerais do curso, palestras e eventos:
Salão de atos – prédio 1 – conjunto I (426 lugares)
Salão azul – prédio 3 – conjunto I (120 lugares)
Salão do Júri – prédio 13 – conjunto III (130 lugares)
Salão de atos – prédio 13 – conjunto III (215 lugares)
Salão de atos – prédio 17 – conjunto III (220 lugares)
Salão acústico – prédio 14 – conjunto III (120 lugares)
Contato
E-mail: letras@ufn.edu.br
Telefone: 3220-1202
Ramal: 1282